Componentes Do Taekwondo

Componentes do Taekwondo

O Taekwondo é uma Arte Marcial Coreana com mais de 20 séculos de existência, transformada num moderno desporto internacional, uma Modalidade Olímpica famosa pela qualidade e quantidade dos seus pontapés, considerados os melhores do mundo das artes marciais.

Todas as suas técnicas se fundamentam num espirito defensivo e de disciplina mental.

Todas as partes do corpo se transformam em instrumentos de defesa para repelir um possível inimigo.

Podemos dividir o Taekwondo em várias componentes:

hosinsul É a defesa pessoal que inclui: chaves de braços, luxações, torções, projecções, imobilizações, etc… Defesa contra armas brancas. Treino com armas: nunchaku, pau curto, pau médio, faca, pistola, técnicas de cinto, e outras.

ambon kyorugui – É o treino de ataques e defesas combinados por duas pessoas em que ambos sabem as técnicas que vão ser executadas.

Podem ser executados quaisquer tipos de ataques ou defesas com golpes de mão, pé, cotovelo, joelho, etc. Podendo atingir qualquer parte do corpo.

A práctica destas técnicas deve ser sempre controlada, com contactos ligeiros em determinadas partes do corpo e noutras sem qualquer contacto devendo os golpes ser desferidos longe do contacto com o corpo.

kiopa –   São testes de quebra que podem ser utilizados em momentos específicos de avaliação da potência adquirida no treino pelo aluno, ou em demonstrações publicas da academia, para mostrar o poder e a velocidade que o corpo humano é capaz de adquirir através da utilização e treino de técnicas de Taekwondo.

Essas quebras podem ir desde simples golpes de mão ou pé, até elaboradas coreografias que podem englobar diversos atletas.

pumses – As pumses são um método de aprendizagem de Taekwondo, no qual praticamos técnicas de ataque e de defesa perante um adversário imaginário.

Para as executar correctamente é necessário:

1)      Começar e acabar no mesmo ponto;

2)      Postura correcta e olhar em frente;

3)      Com ritmo e sem rigidez;

4)      Aperfeiçoar antes de passar à seguinte

5)      Devem-se executar com realismo.

Actualmente realizam-se campeonatos de pumses existindo provas individuais, pares, mistas ou sincronizadas, com o máximo de 5 atletas.

KYORUGuI – É de longe a materia do Taekwondo mais querida pelos participantes, sendo também a mais complexa e por isso a mais espectacular.

A participação em competições não é obrigatória, no entanto a sua prática permite um mais completo conhecimento e domínio do Taekwondo.

O treino efectuado entre os alunos durante as aulas deve ser sempre técnico, evitando o contacto.

Os alunos devem controlar o limite de impacto das suas técnicas contra os seus colegas e só deverá existir impacto quando ambos estejam a treinar com as protecções.

O treino de combate estimula o praticante a desenvolver fortes pontapés, diversas sequências de ataque, contra-ataque e de defesa onde é preciso ter reacções imediatas. Desta forma desenvolvem igualmente precisão e melhoram o tempo e a capacidade de calcular as distâncias.

Kibom Dong Jak(Movimentos Básicos)

Aperfeiçoamento básico para iniciantes e intermédios, o treino é fundamental para obter a postura correcta e progresso no desenvolvimento.

Tanto as mãos como os pés são utilizados para movimentar, ficar em pé, suportar o peso, erguer, golpear, pontapear, saltar ou bloquear.

Os movimentos só podem ser realizados quando o corpo está sob controle e equilíbrio, especialmente no Taekwondo que exige agilidade e flexibilidade.

O pontapé é utilizado com muita frequência e portanto devemos saber a melhor posição básica para manter o equilíbrio, distribuir e controlar o peso do corpo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s